Revista Sincavidro (Nov/2013) – Entrevista Igor Alvim

Escritório de Igor Alvim: 25 anos e quase 1.500 obras

Empresa busca a liderança do mercado em que atua investindo em informática e na formação de sua equipe


A empresa carioca QMD Consultoria e Projetos em Esquadrias, do consultor Igor Alvim, comemorou no mês de outubro 25 anos de existência e praticamente 1.500 projetos executados. Segundo Igor, tratam-se de marcas importantes que demonstram em números a grande evolução da empresa, principalmente se for levado em conta que a empresa comemorava a marca de mil obras quando completava vinte anos.
Segundo Igor, o Rio de Janeiro vive o melhor momento no ramo da construção civil desde que a empresa foi criada. São tantas obras em andamento simultâneo que ele estima que os fabricantes de esquadrias e instaladores disponíveis no Rio de Janeiro não serão suficientes. Entretanto, destaca que os consultores instalados no Estado têm condições de atender a essa demanda.
Igor atua também em outros Estados, incluindo São Paulo, e comenta que foi muito difícil conquistar a credibilidade dos clientes. “Existe um conceito de que carioca não gosta de trabalhar e tive que vencer essa barreira mostrando serviço para conquistar outros mercados”, comenta. E acrescenta: “Acho que os consultores daqui do Rio podem se equipar e atender a demanda de projetos. Não gostaria que fosse tão fácil aos consultores de outras regiões virem atuar aqui; que ao menos encontrem a mesma dificuldade que eu encontrei para ir atuar em outros Estados”.
Falando sobre esquadrias e vidros, Igor comenta que houve uma grande evolução no Brasil nos últimos anos a ponto de quase não ficarmos devendo nada ao que existe no exterior em termos de tecnologia e inovação. “Só nos falta termos condições de calcular a resistência do conjunto esquadria mais vidro, como já é feito em alguns países; e não de forma separada como é feito no Brasil, pois o resultado é diferente e menos preciso”, comenta. O consultor vê com bons olhos a chegada de profissionais europeus para reforçar as equipes dos fabricantes de esquadrias por acreditar que estes irão incorporar maior tecnologia nas empresas. Essa migração vem acontecendo devido à crise no mercado de construção civil europeu.
A equipe de Igor já conta com mais de 30 funcionários e, segundo explica, procura diferenciar-se com uma visão moderna e empreendedora. Um de seus diferenciais é investir pesadamente em equipamentos e softwares modernos. Para se ter uma ideia, o site da empresa divulga que os investimento em máquinas e softwares totaliza praticamente R$ 200 mil nos últimos dois anos.
Para Igor, o consultor de esquadrias atual deve estar atualizado sobre tudo o que existe de mais moderno e procurar estar o mais equipado possível para atender os clientes em suas necessidades com eficiência e rapidez. Nessa tarefa, contar com uma equipe competente faz muita diferença. Ele afirma: “Existem construtoras que contratam um consultor da mesma forma que um médico da família, baseados no vínculo de confiança, simpatia e amizade. Já perdi algumas obras mesmo sabendo que minha equipe teria melhores condições de atender o cliente por causa dessa prática. Mas temos uma visão empresarial de buscarmos a liderança pela eficiência e estamos sempre procurando nos aperfeiçoar”.
Nos últimos seis meses a QMD Consultoria atingiu números recordes na sua história e estima um crescimento de 15% até o fim do ano.

 

Fonte: Revista Sincavidro – Edição de Novembro de 2013

http://www.sincavidro.com.br/sem-categoria/escritorio-de-igor-alvim-25-anos-e-quase-1-500-obras/

Write a Reply or Comment